Mary Kay- Reprodução Freepik

Mulheres empreendedoras: a história de Mary Kay

 

Embed from Getty Images

Mary Kay Ash, ou Mary Kathlyn Wagner, é um exemplo inspirador para as mulheres empreendedoras, pois através da sua determinação e visão, conseguiu transformar o mundo dos cosméticos e criou oportunidades para inúmeras mulheres ao redor do mundo. 

Assim, alcançou um sucesso estrondoso que perdura até hoje e sempre será lembrada por suas conquistas.

Então, se você ficou curiosa para saber mais sobre a trajetória de Mary Kay, desde os seus primeiros desafios até a fundação da empresa que transformou o ramo de beleza, fique com a gente e leia até o final.

Qual é a história da Mary Kay?

Nascida em 12 de maio de 1918, em Hot Wells, Texas, Estados Unidos, Mary Kay Ash enfrentou desafios desde jovem.

Como, por exemplo, a responsabilidade de cuidar de sua família enquanto sua mãe trabalhava em tempo integral. No entanto, estas experiências viriam a moldar seu posicionamento forte, ética de trabalho e resiliência. 

A carreira de MK começou com vendas diretas de livros, e ali ela rapidamente se destacou, mesmo com as barreiras de gênero que dificultaram seu avanço.

A saber, na época ela era casada, mas quando seu marido, com quem teve três filhos, retornou da guerra em 1945, eles se divorciaram. Dessa forma, já em 1963, depois de 25 anos no setor, Mary Kay decidiu se aposentar, frustrada após ver um homem que ela treinou ser promovido ao invés dela. 

No entanto, em vez de desistir, ela resolveu abrir a sua própria empresa. Originalmente, o plano era apenas escrever um livro sobre como empreender sendo mulher.

Mas logo ela decidiu pôr o que sabia em prática, e junto de seu novo marido, George Hallenbeck, criou a Mary Kay Cosmetics.

Infelizmente, George faleceu de infarto cardíaco um mês antes do projeto ser lançado.

Mas com uma economia de US$ 5.000 e a ajuda de Richard Rogers, seu filho, ela criou uma empresa onde as mulheres pudessem alcançar sucesso profissional sem sacrificar suas vidas pessoais.

No começo, era apenas Mary e mais nove revendedoras, que convidavam suas amigas para reuniões casuais onde podiam experimentar os produtos para então comprá-los. Os lucros foram surgindo aos poucos.

Quantos filhos a Mary Kay teve?

Mary Kay Ash teve três filhos: Richard, Ben e Marylyn. Sua família sempre foi um pilar importante ao longo de sua vida, e ela sempre fazia questão de mencionar como o apoio deles foi crucial para o seu sucesso. 

Richard Rogers, seu filho mais velho em particular, desempenhou um papel vital na construção e gestão da empresa, ajudando a transformar a ideia de Mary Kay em uma realidade próspera.

Amigos e conhecidos a descreviam como uma imagem da mãe ideal e batalhadora.

Quando os cosméticos Mary Kay vieram para o Brasil?

Visando levar a oportunidade de empreendedorismo para mulheres em vários países, a expansão internacional da Mary Kay começou na década de 1970. 

Dessa forma, em 1998, a Mary Kay Cosmetics fez sua chegada oficial ao Brasil, trazendo com ela o propósito de mudar a vida das mulheres. 

Desde então, a empresa cresceu continuamente no mercado nacional, proporcionando oportunidades de empregos e desenvolvimento pessoal para milhares de consultoras independentes em todo o país.

O que a Mary Kay revolucionou?

Mary Kay foi uma verdadeira pioneira na indústria dos cosméticos e negócios. Pois, ela não só criou produtos inovadores de alta qualidade, mas também estabeleceu um modelo de negócios que se baseia nas vendas diretas que liberta as mulheres. 

Chega a ser difícil listar todas as revoluções impulsionadas por sua iniciativa, mas veremos pelo menos as principais.

Oportunidade para mulheres 

Mary Kay criou um ambiente onde o trabalho é flexível onde as mulheres podiam equilibrar carreira e vida pessoal, algo raro na época. Assim, as consultoras independentes tinham a liberdade de definir seus próprios horários e metas, tornando o modo de negócios atraente para muitas mulheres.

A saber, a empresa entrou para a lista das 10 melhores empresas para se trabalhar sendo mulher, e a lista das 100 melhores empresas para se trabalhar da América, da revista Fortune.

Marketing de reconhecimento

A marca também introduziu práticas de reconhecimento e recompensas que motivaram suas vendedoras a alcançar o tão sonhado sucesso no empreendedorismo

Desde carros cor-de-rosa até viagens de luxo, esses incentivos não apenas recompensam o desempenho, mas também criavam uma cultura de celebrações e apoio mútuo.

Que mulher não adoraria trabalhar dentro de um ambiente tão motivador, não é mesmo?

Filosofia de prioridades

A filosofia de Mary Kay de “Deus em primeiro lugar, família em segundo, e carreira em terceiro” ressoou profundamente com muitas mulheres, proporcionando uma base ética e equilibrada para suas vidas profissionais e pessoais.

Esse modelo de mulher feminina e temente a Deus também foi responsável por conquistar tantas apoiadoras e revendedoras no início, pois as mulheres da época a viam como um exemplo.

Produtos de qualidade

Desde o início, Mary Kay se comprometeu a oferecer produtos de grande qualidade, baseados em ciência e inovação. 

Esse compromisso ajudou a construir uma forte reputação e fidelidade entre clientes, que fez com que a marca até hoje seja reconhecida pela qualidade que oferece.

O Legado de Mary Kay

Mary Kay Ash veio a falecer em 22 de novembro de 2001 aos 83 anos, mas seu legado segue vivo. 

Atualmente, a empresa que ela fundou é uma das mais bem sucedidas do mundo em vendas diretas de cosméticos, com milhões de revendedoras independentes em mais de 40 países. 

Além do sucesso empresarial, a Fundação Mary Kay apoia causas importantes, como a prevenção de violência doméstica e o combate ao câncer.

Uma mulher completa e bem resolvida, a história de MK se tornou uma poderosa fonte de inspiração para as mulheres que desejam empreender. Afinal, ela mostrou que com coragem, visão e determinação, é possível superar barreiras e criar oportunidades não só para si, mas para muitas outras pessoas. 

O impacto de MK vai além dos produtos de beleza, pois transformou vidas e segue inspirando gerações de mulheres a perseguirem seus sonhos e alcançarem seu pleno potencial.

Portanto, se você é uma empreendedora que gostou de saber mais sobre a história de Mary Kay, comente e nos deixe saber quais outras mulheres empreendedoras gostaria de saber mais sobre!

 

Uma resposta para “Mulheres empreendedoras: a história de Mary Kay”

  1. Avatar de natasha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *